quinta-feira, 17 de junho de 2010

Quem pode fazer peeling?


A grande maioria das mulheres quer fazer peeling mas, antes, é preciso saber se são boas candidatas ao procedimento.
Vamos aos pontos que merecem atenção!
- - Se você já teve herpes, alerta amarelo. Você pode sim fazer o peeling, mas o(a) médico(a) lhe recomendará uma profilaxia herpética, para que o peeling não facilite uma recaída da doença.

- Se você tem tendência a fazer quelóides, ou se cicatriza mal, deve dar preferência a peelings superficiais, que não fazem muita "casquinha".

- Se usou Isotretinoína oral (Rocutan) há menos de 6 meses, deve saber que este remédio temporariamente interfere na cicatrização normal da pessoa. Espere ao menos 6 meses ou faça um peeling superficial.

- Se fez um lifting facial a menos de 1 ano, também deve esperar um pouquinho antes de se submeter ao peeling. Para dar tempo de o seu corpo criar uma nova circulação e melhorar, portanto, a cicatrização pós-peeling.

- Se precisou fazer um tratamento chamado radioterapia cutânea, você não é um bom candidato ao peeling. Isto porque a radioterapia destrói os folículos pilosos, que são as "unidades básicas" da cicatrização.

- Se está imunodeprimido por algum motivo (HIV, uso de corticóides sistêmicos ou imunossupressores), saiba que, quando rompemos a barreira epidérmica, que tem a função de defesa do nosso organismo, existe um risco aumentado para se contrair infecções. E no caso de uma pessoa estar com a imunidade em baixa, contrair uma infecção (ainda que leve) é uma péssima idéia.

- Uso de nicotina ( = fumantes) diminui o suprimento sanguíneo e, conseqüentemente, retarda a cicatrização das feridas.

- Pacientes com dermatite atópica, psoríase e dermatite seborréica na face podem sofrer um aumento de absorção do peeling, e conseqüentemente ter um peeling mais profundo que o pretendido. Além disso, podem desenvolver hipersensibilidade pós-peeling. Pacientes com psoríase podem exibir o fenômeno de Koebner, que é a reprodução das lesões em áreas de traumas (a queimadura do peeling é um trauma).

- Fototipos altos (peles bem morenas a negras) têm maiores chances de desenvolver discromias, ou seja, alterações da pigmentação, após o peeling.

- Grávidas não devem se submeter aos peelings.

- Pessoas com angina, ansiosas, com expectativas irreais, ou eternamente insatisfeitas com a sua aparência também devem evitar este procedimento.
Porque é preciso cautela? Porque muitos pacientes chegam eufóricos querendo fazer o seu peeling e saem do hospital ou do consultório chateados por descobrirem que não são bons candidatos. Isso gera uma frustração na pessoa. Se você se enquadra em algum desses ítens, calma.
1) Alguns casos são desaconselháveis somente temporariamente. Tenha um pouquinho de paciência e faça os procedimentos com absoluta segurança.
2) Sempre faça uma avaliação antes do peeling para avaliar sua real necessidade. Na Clínica Joviale, os peelings são feitos apenas após uma avaliação médica e os procedimentos são feitos pela Dra. Diana Aranha ou pela Dra. Silvânia Terra. Tudo para sua total segurança e resultado perfeito.
3) Toda regra tem a sua excessão. Cada caso é um caso. Se você tem dúvidas sobre a perfeita indicação do seu peeling, converse com o(a) seu (sua) médico(a).

Grande abraço,
Clínica Joviale

Um comentário: