quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Bem vindo à Joviale!


Bem vindo à Clinica Joviale!

Aqui, colocamos à sua inteira disposição os recursos e procedimentos mais modernos para garantir que você tenha acesso à melhor forma de voltar no tempo. Na Joviale, você vai descobrir que beleza, saúde e bem-estar andam juntas.

E para garantir isso, você tem ao seu alcance os melhores tratamentos em Medicina Antienvelhecimento, Emagrecimento, Medicina Estética, Estética Facial e Fisioterapia Estética.
Tudo com acompanhamento médico profissional e qualificado, dos equipamentos mais modernos e dos preços mais acessíveis do mercado.

Agende uma visita pelo 3233 4846 e venha nos conhecer. Estamos aguardando você!

Joviale
A maneira mais fácil de voltar no tempo!

Nossas instalações




quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Medicina antienvelhecimento

O que é Medicina Antienvelhecimento (MAE)?
É a ciência que expande o conceito de medicina preventiva, porque engloba detecção precoce, prevenção e reversão das doenças associadas ao envelhecimento. É, no momento, o mais avançado e importante modelo de saúde no mundo.
Se conseguirmos retardar a velocidade do envelhecimento e melhorar a qualidade desse processo, poderemos eliminar mais de 50% das doenças ditas inevitáveis da velhice.
A medicina antienvelhecimento está presente hoje em 104 países, sendo praticada por mais de 110.000 médicos e cientistas entre eles alguns prêmio Nobel.
No Brasil, a MAE é pratica por cerca de 600 médicos liderados pelo Dr. Ítalo Rachid, com formação nos Estados Unidos e que coordena a Pós–Graduação em Medicina Antienvelhecimento na Universidade Paulista.

Quais as consequências do envelhecimento mundial?
O ser humano está vivendo cada vez mais. O aumento da longevidade vem provocando profundas e significativas alterações na ordem econômica e social. A expectativa de vida vem aumentando através dos séculos. Era de 25 anos na Roma Antiga, 47 anos na Idade Média, 50 anos no século XX - quando a mulher conheceu a menopausa.
O segmento que mais cresce no mundo é o de pessoas acima de 85 anos. Nos dias atuais, a expectativa média de vida é de 84 anos nos países desenvolvidos. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2025, 30% da população mundial terá mais de 80 anos. A expectativa de vida para 2035 é de 101 anos.
Não existe vantagem nisso se envelhecermos doentes. Se não for adotada uma política de medicina preventiva, que propicie longevidade com maior qualidade de vida, em breve teremos uma população cada vez mais velha e doente com a consequente quebra dos sistemas de saúde.

Como está a situação no Brasil?
Segundo o IBGE, a população de idosos que seria alcançada em 2043 já foi alcançada este ano. O Brasil, portanto, já é um país de idosos. No Brasil, existem hoje mais de 26 mil pessoas com acima de 100 anos e esse número tende cada vez mais ao aumento, enquanto cai o número de recém-nascidos. Nesse cenário, aumentando o número de idosos, aumentam as doenças, as internações e os gastos com medicamentos e aposentadorias.

Diante desse quadro, que mudanças devem ser feitas nas políticas de saúde?
Devemos dar mais ênfase à Medicina Preventiva porque a medicina curativa é muito dispendiosa. Nos EUA, 90% de toda verba dos Sistemas de Saúde é gasta nos últimos 2 anos de vida das pessoas tratando as doenças associadas ao envelhecimento.

Qual é a diferença entre Medicina Estética e Medicina Anti Envelhecimento?
A Medicina Estética visa o equilíbrio das proporções corporal e facial, por meio de procedimentos estéticos, levando a um resultado aceito pela sociedade como padrão de beleza.
Embora não tenha como foco essa busca estética, a Medicina Anti Envelhecimento acaba produzindo resultados estéticos uma vez que existem hormônios com funções lipolíticas, hormônios que melhoram a estrutura e sustentação da pele, melhora do tônus muscular, melhora da textura da pele e das unhas, cabelos. Associado à pratica de atividade física, alimentação saudável e controle de sono e estresse, isso traz resultado altamente satisfatório do ponto de vista estético.

Quais são os objetivos e as bases da MAE?
O objetivo da MAE é manter o individuo saudável ao longo do processo de envelhecimento. Para isso, a Medicina Antienvelhecimento está baseada em pilares como:
  • Modulação hormonal bioidêntica
  • Equilíbrio nutricional
  • Controle de sono e estresse
  • Atividade física moderada
  • Suplementação nutracêutica
Essa bases levam em conta as causas básicas do envelhecimento (excesso de peso, stress, quedas hormonais, dieta pró-inflamatória, sedentarismo, estilo de vida não saudável) e, portanto, são modos de revertê-los. Sendo que o pilar principal da MAE é a modulação hormonal bioidêntica ,ou seja, tratamento de várias pausas hormonais.

O que são hormônios?
São mensageiros químicos que controlam processos vitais como crescimento, maturação, reprodução, regeneração tecidual,pigmentação, comportamento, homeostase química.
São produzidos em glândulas, jogados na corrente sangüínea e agem nas células alvo, que possuem receptores específicos para hormônios específicos. Daí a importância dos hormônios serem bioidênticos, pois têm estrutura molecular idêntica aos produzidos pelo ser humano e se acoplam de forma perfeita no receptor, diferentemente dos hormônios sintéticos, anulando os efeitos colaterais quando prescritos por profissional treinado em modulação hormonal.
Os hormônios bioidênticos foram desenvolvidos pelo cientista americano Herbert Boyer, são idênticos aos produzidos pelo ser humano e desenvolvidos a partir de engenharia genética recombinante. Não se conhecem seus efeitos colaterais.

Quais as principais funções dos hormônios, no corpo?
  • Bem estar físico
  • Controle da deposição de gordura
  • Controle da massa e resistência muscular
  • Controle da massa óssea
  • Controle do humor e sono
  • Controle do peso
  • Definição da composição corporal
  • Equilíbrio do meio interno
  • Manutenção da imunidade
  • Melhora da qualidade de vida
  • Regulagem da atividade sexual
  • Regulagem do metabolismo
Quando fazer a modulação hormonal?
A partir dos 30 anos, o organismo entra num processo de destruição programada, pois, passada a fase de performance reprodutiva, a natureza não tem mais interesse em manter os indivíduos vivos. O primeiro sinal de desligamento é a baixa da produção hormonal e a partir daí o individuo entra numa fase catabólica predisposto a uma série de doenças do envelhecimento.
Todas as funções citadas anteriormente vão ficar comprometidas e somente mantidas frente a uma reposição dos hormônios que deixaram de ser produzidos pelo corpo.

Quais as principais pausas hormonais?
As pausas hormonais mais conhecidas são a Menopausa que é a queda da produção dos hormônios sexuais femininos e a Andropausa que é a queda do hormônio sexual masculino.
A falta desses 2 hormônios não acarretam apenas desequilíbrios na função sexual propriamente dita. O estradiol por exemplo, tem mais de 400 funções no organismo. Entre outras alterações da falta desses hormônios podemos citar, alterações no sono, massa muscular e óssea, aumento do risco cardiovascular, alterações psíquicas, depressão, obesidade entre outras.

Outra pausa importante é a Somatopausa, ou queda do hormônio do Crescimento, que ao contrário do que se imagina não serve apenas para fazer crescer, e sim tem mais de 150 funções no corpo humano e sua falta acarretará: diminuição da massa muscular, da memória, atividade sexual, resistência física, sono, aumento da gordura corporal, depressão, envelhecimento cutâneo.

Outra pausa importante e freqüente é a Eletropausa, diminuição da Pregnenolona , que acarretará diminuição dos níveis de energia, fadiga crônica, alterações do humor, diminuição da capacidade de memória, diminuição da interconectividade neuronal, lentidão de raciocínio.A Pregnenolona tem efeito importantíssimo no controle da dor, apresentando efeito superior aos corticóides.

A diminuição dos Hormônios Tireoideanos caracteriza a Tireopausa caracterizada por sinais como obesidade, cefaléia, ansiedade,pânico,depressão,letargia, fadiga matinal,incapacidade de concentração,hipotensão, hipotermia, hiporreflexia,constipação, queda de cabelo, voz grossa e arrastada.

A Melatopausa é a diminuição da produção da melatonina , hormônio responsável pelo controle do sono, manutenção da imunidade, regulação do trânsito gastrointestinal. A reposição de melatonina também diminui o risco de câncer de próstata , endométrio e mama.

Dentre as pausas maiores ainda temos a Adrenopausa que é a diminuição da produção de DHEA, que provoca entre outros sintomas queda da imunidade,diminuição da massa óssea,aumento da incidência de Alzheimer, doença cardiovascular,aterosclerose.
Além dessas pausas maiores podem ser identificadas muitas outras pausas menores em diversos órgãos.

Como é feito o tratamento antienvelhecimento?
Consiste em restabelecer todos os níveis hormonais aos níveis encontrados por volta dos 30 anos (pico da performance físico-mental). Um dos passos desse processo é a avaliação sérica de todos os hormônios, proteínas carreadoras de hormônios e a realização de exames de imagem.
Os níveis hormonais são monitorados através de avaliações séricas trimestrais. É realizado também o Exame da Idade Biológica através de parâmetros físicos.

Anamnese dirigida.
Após a detecção das pausas as mesmas são repostas através de hormônios bioidênticos entre eles: testosterona, estradiol, progesterona, GH, DHEA, hormônios tireoideanos( T3 , T4, iodo),
Cortisol, melatonina, pregnenolona.

São usados também suplementos nutracêutico-minerais.

Além disso, o paciente é orientado a seguir uma dieta antiinflamatória em zona de equilíbrio hormonal e a praticar exercícios físicos moderados.

E, por último, é importante a adoção de dieta e comportamentos detoxificantes, ou seja, comportamentos que diminuam o contato com substâncias chamadas disruptores endócrinos - substâncias ambientais que competem ou intensificam a ação dos hormônios endógenos.