sexta-feira, 15 de outubro de 2010

A novidade das dietas: farinhas que emagrecem.



Para ter um corpo impecável, o melhor caminho é ter uma alimentação saudável. Para quem opta por esse estilo de vida, temos uma novidade: sua dieta acaba de ganhar grandes aliadas - as farinhas saudáveis. Elas são ricas em fibras, vitaminas e minerais. Além disso, se combinadas com alimentação equilibrada e exercícios físicos regulares, prometem deixar seu corpo em forma e o organismo funcionando bem.
Para sua saúde e segurança, busque orientação médica ou nutricional antes de incluir as farinhas na sua alimentação. E lembre: as farinhas auxiliam no emagrecimento, mas não fazem milagres.
A variedade de farinhas é muito grande. Pode ser de maracujá, banana verde, berinjela, linhaça ou soja Saiba mais sobre cada uma delas e escolha a sua!

* Farinha de Maracujá
Feita a partir da casca do maracujá, foi inicialmente usada para axuliar no tratamento de diabetes. Tem ação desintoxicante, contribui para a redução de absorção de gordura e seu uso dá a sensação de saciedade. Além disso, é rica em vitaminas e minerais.
Pode ser consumida antes das principais refeições ou misturada na comida, com sucos e iogurtes.

* Farinha de Banana Verde
É composta pelo amido resistente, que só é digerido ao chegar ao intestino grosso. Melhora o funcionamento do intestino e previne contra infecções intestinais.
Sua ação é similar à fibra alimentar: pode reduzir o apetite, contribui para a prevenção do câncer intestinal, dificulta a absorção de gorduras, o que pode reduzir as taxas de colesterol, e previne doenças cardiológicas.
Esse tipo de farinha pode ser utilizado no preparo de diversos pratos como pães, tortas, bolos e barras de cereal, substituindo em parte a farinha de trigo. Também é rica em carboidratos, vitaminas A, B1, B2, C, D, E, potássio, fósforo, cálcio, magnésio, cobre, manganês e zinco.

* Farinha de Berinjela
Uma ótima opção para quem quer perder peso e evitar a retenção de líquidos. O consumo de fibras ainda auxilia na redução da absorção intestinal da gordura.
Além de ajudar em dietas, auxilia na prevenção dos sinais de envelhecimento da pele. Também diminui a absorção de colesterol ruim, o LDL, e triglicerídeos, o que colabora para a prevenção das doenças cardíacas.
A farinha de berinjela é rica em vitaminas do complexo B, e tem leve efeito diurético (o que previne o acúmulo de cristais nas articulações).

* Farinha de Linhaça
É rica fonte de vitaminas, minerais, proteína vegetal, gordura poliinsaturada (que tem poder antininflamatório!), que é rica em ômega-3 e 6 (não é produzida pelo nosso organismo!), e fibras.
Ela ainda auxilia nos sintomas da menopausa e na prevenção do processo de envelhecimento precoce das células, além de proteger o sistema imunológico.
É rica em fibras e carboidratos complexos, que mantém a saciedade e fornecem energia ao organismo. As vitaminas B1, B2, C, E, minerais como o cálcio, zinco, magnésio, ferro, potássio e fósforo também estão presentes.
Dica expert: quando consumir a farinha, o melhor é triturar na hora de comer para preservar suas propriedades nutricionais. Pode-se também acondicioná-la na geladeira em recipiente hermeticamente fechado. Pode ser adicionado em sopas, saladas, preparações de pratos, iogurtes, vitaminas e sucos.

* Farinha de Soja

Considerada um alimento funcional, a soja é rica em proteína vegetal, possui isoflavonas (que atuam na prevenção de doenças como o câncer de mama, de colo do útero e de próstata!) e ácidos graxos insaturados e atua na prevenção das doenças crônico-degenerativas. Também é excelente fonte de minerais como ferro, potássio, fósforo, cálcio e vitaminas do complexo B.
Os fitatos, presentes na farinha em pequena quantidade, atuam como potentes agentes antioxidantes, prevenindo a oxidação ou envelhecimento precoce das células. Além disso, eles reduzem os riscos de inúmeras doenças crônicas e degenerativas, como alguns tipos de câncer e artrites.
Estudos demonstraram que a ingestão diária de cerca de 60 gramas de grãos ou farinha de soja diminuem as taxas do colesterol sanguíneo total e do LDL-colesterol, e aumentam os valores de HDL, o que reduz os riscos de doenças cardiovasculares, como o infarto, a trombose e a aterosclerose.