sábado, 13 de março de 2010

Alterações estéticas na gravidez


A gravidez é um momento de rara felicidade para a mulher. Mas muitas mudanças ocorrem no seu corpo. Se por um lado, o cabelo e a pele ficam mais bonitos , por influência dos hormônios sexuais que estão aumentados nessa fase, por outro, e pela mesma influência(alterações hormonais) é comum o aparecimento de manchas e estrias.


Manchas- ocorrem por uma hiperpigmentação da pele, devido ao estímulo hormonal.Surgem na região dos mamilos, região vulvar,axilas, face interna das coxas e na pele do rosto (chamado cloasma gravídico).

Estrias - podem aparecer em até 90% das mulheres grávidas, a partir do terceiro mês de gestação. Tem maior incidência no abdômen,mas podem aparecer também nas coxas,quadris, bumbum,seios e braços.


As estrias são uma resposta ao estiramento da pele. Se as fibras de colágeno e elastina não estão fortes o bastante para agüentar a pressão , rompem-se e formam uma cicatriz. O que determina a fragilidade dessas fibras além das mudanças hormonais é o crescimento rápido da barriga e dos seios.A elaticidade da pele é que determina a predisposição às estrias(fator hereditário).
As estrias tendem a ser rosadas em mulheres de pele clara e mais claras que a pele ao seu redor em mulheres de pele escura. Não são doloridas, mas podem incomodar com leve prurido(coceira).

Ritual preventivo de estrias

Controle do peso- O primeiro cuidado que a gestante deve ter para evitar estrias é não engordar muito durante a gestação.

Hidratação e esfoliação -O segundo passo é manter a elasticidade e hidratação da pele, através de procedimentos que estimulem a produção e fortalecimento das fibras elásticas e colágenas da derme (esfoliação e hidratação da pele).

Drenagem linfática -O terceiro passo é diminuir a retenção de líquidos do organismo através de massagens que facilitem o retorno da linfa e eliminação de líquidos retidos nos tecidos (drenagem linfática).


Tratamento das estrias e manchas pós-parto

As estrias são lesões irreversíveis e portanto não existe um tratamento que faça a pele voltar ao que era antes.Os tratamentos visam melhorar o aspecto das lesões, estimulando a formação de tecido colágeno subjacente e tornando-as mais semelhantes à pele ao seu redor.


Com todos os cuidados , ainda assim as estrias poderão aparecer.


Nesse caso, os cuidados preventivos terão sido importantes na melhora da qualidade da pele , aumentando a resposta e eficácia aos tratamentos .


Qualquer tratamento para estrias deverá ser instituído após o período de aleitamento, seja por que contém substâncias que poderão passar através do leite materno ou por exigirem um tempo e disposição que às vezes a mãe não disporá.

Qualquer tratamento para manchas e estrias deve ser realizado por profissional qualificado( médico). O objetivo é estimular a produção de novas fibras de colágeno e elastina na região das estrias e dispigmentar a pela na região das manchas.
Para melhor resultado no tratamento das estrias o ideal é a associação de 2 ou mais dos métodos abaixo:

Peelings Químicos: tratamento à base de ácidos , que estimulam a produção de colágeno , melhorando o aspecto das estrias.

Peeling de Cristal: lixamento superficial da pele que renova a superfície cutânea e estimula a formação de colágeno.

Carboxiterapia: injeção de gás carbônico medicinal no subcutâneo e dentro das estrias, aumentando a oxigenação tecidual , a neocolagênese e assim melhorando o aspecto das estrias.

Intradermoterapia: injeção de substâncias ao longo e sob as estrias que estimulam a produção de fibras colágenas e elásticas e pigmentam as estrias tornando-as mais parecidas com a cor da pele subjacente.

Grande abraço,
Clínica Joviale

Nenhum comentário:

Postar um comentário