quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Direto ao ponto! Dicas simples (mas de grande efeito!) para sumir com espinhas inconvenientes, olheiras e vasinhos que insistem em aparecer!



* Espinhas e cravos
Surgem por causa do excesso de oleosidade da pele. Fatores como má alimentação, estresse e disfunções hormonais pioram o quadro. No caso dos cravos, o excesso de óleo ainda não aponta um processo de inflamação; nas espinhas avermelhadas, e eventualmente com pus, a inflamação já se faz presente.

Trate em casa
1. "Lave o rosto até três vezes por dia para retirar o excesso de oleosidade. É importante usar água fria e, de preferência, sabonetes que contenham enxofre e ácido salicílico", aconselha Dra. Diana Aranha, da Clínica Joviale.

2. O filtro solar (oil-free) é imprescindível, pois os raios ultravioleta podem estimular a oleosidade. De acordo com Silvânia Terra, médica da Clínica Joviale, também é bom evitar o uso de maquiagem muito gordurosa.

3. "Nada de mexer, cutucar ou espremer as espinhas. Essas atitudes podem deixar cicatrizes de difícil resolução", explica Dra. Diana Aranha.

Trate na clínica
1.Limpeza de pele - Vale a pena se submeter à extração manual ou mecânica, a cada dois meses.

2.Laser de baixa potência (diodo) com infravermelho - o procedimento trata a inflamação e reduz a produção de óleo.

3.Peeling - "Os mais indicados são aqueles à base de ácido salicílico, mandélico ou glicólico", diz Dra. Silvânia Terra.

4.Microdermoabrasão - Tipo de peeling feito com jatos de microcristais lançados sobre a pele, que provocam uma descamação superficial.


*Olheiras

São causadas pelo excesso de pigmentação natural da pele (melanina) e pelos vasos sanguíneos locais (hemoglobina) que, graças à fina espessura da pele ao redor dos olhos, mostram a alteração de cor, por efeito de transparência. Podem também ser resultado da má circulação da região.

Trate em casa
1. "Aplicar compressas de chá de camomila gelado, três vezes ao dia, e dormir cerca de oito horas, por noite, são atitudes simples que ajudam a minimizar o problema", conta Dra. Silvânia Terra, médica da Clínica Joviale, especialista em Medicina Estética e Estética Genital Feminina.

2. Dra. Diana Aranha, da Clínica Joviale, indica a aplicação de soro fisiológico gelado com algodões bem espessos. "Dessa forma, obtém-se uma compressa mais pesada e eficaz", defende.

Trate na clínica
1. Luz intensa pulsada - ativa a circulação da região e clareia as manchas arroxeadas.

2.Carboxiterapia - As injeções de gás carbônico (CO2) de uso medicinal estimulam a circulação local.

3.Peeling - À base de ácido retinóico, um potente clareador, atenua as manchas e deixa a pele mais bonita, de modo geral.

*Veias roxas / vasinhos
As causas da telangiectasia, nome técnico da enfermidade que consiste na dilatação capilar de artérias ou veias de pequeno calibre, são as mais diversas. Podemos citar o envelhecimento facial, o uso de alguns medicamentos tópicos, a hereditariedade e a rosácea. Em geral, é mais perceptível nas pessoas de pele muito clara, e diferente do problema que surge nos membros inferiores.

Trate em casa
1.Evite sauna (seca ou úmida), pois alguns estudos apontam o excesso de calor como fator provocante, por causa da dilatação dos vasos.

2. Lave o rosto sempre com água fria.

3.Use um produto com FPS 30, para que os raios UV não tornem os vasinhos mais aparentes.

Trate na clínica
1.Drenagem facial manual - esse tipo de massagem, bastante adotada pelas médicas da Clínica Joviale para o combate das olheiras, também melhora a circulação do rosto.

2.Escleroterapia - procedimento simples, feito em nível ambulatorial, consiste de aplicação, com uma agulha muito fina, de substâncias que obstruem o fluxo sanguíneo, queimando os vasinhos avermelhados.

Grande abraço,
Clínica Joviale

Nenhum comentário:

Postar um comentário