quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Mitos e verdades sobre celulite.



Quando o assunto é celulite, todas as mulheres têm na ponta da língua uma teoria para explicar os terríveis furinhos na pele. Algumas dessas teorias realmente são verdadeiras. Outras, não passam de crendices.
Para saber mais sobre a celulite, conversamos com a Dra. Diana Aranha e a Dra. Silvânia Terra, médicas da Clínica Joviale. Elas vão nos contar o que é mito e o que é verdade sobre o mais comum e temido problema estético feminino!
Confira!

VERDADE: Beber bastante água é uma arma poderosa contra a celulite.

MITO: Apenas mulheres acima do peso têm celulite. A celulite pode ter várias causas e o problema pode ou não estar associado à obesidade. Mas é verdade que, com o aumento do peso, ela aparece mais, já que o aumento das células gordurosas acentua o repuxamento das fibras.

VERDADE: Bebidas com gás podem contribuir para o surgimento da celulite. Para a Dra. Diana Aranha, os refrigerantes contêm muito sódio (inclusive os diet) e, por isso, geram retenção de líquido no organismo, o que produz inchaço e colabora para o aparecimento do problema.

MITO: Pior do que está não fica. Quando o acúmulo de gordura ocorre de forma excessiva, pode comprimir vasos sanguíneos e linfáticos levando à formação de edema (inchaço) e fibrose. Nesta situação, a celulite se torna mais grave, formando áreas endurecidas e nodulares. Em alguns casos, ocorre inflamação e dor local.

VERDADE: Drenagem linfática é uma boa opção. O procedimento ajuda a reduzir a quantidade de líquido entre as células e os septos, reduzindo o edema.

MITO: Os cremes anticelulite penetram profundamente na pele. Dra. Silvânia Terra esclarece que a celulite é uma alteração subcutânea, localizada abaixo da pele, na camada de gordura, área onde cremes não conseguem penetrar tão profundamente. "A textura da pele realmente melhora. A pele fica mais hidratada e lisinha, mas os furinhos continuam iguais", acredita Dra. Silvânia.

VERDADE: O Ácido Hialurônico é um agente importante no combate à celulite. A Dra. Diana Aranha explica que " a aplicação da substância é indicada para inflamação de grau leve a moderado, mas com pequeno número de depressões, mesmo que profundas. Não é recomendado para aquela celulite grau 1, que não forma depressão, nem para a de grau 3, que tem muitas depressões."

MITO: O consumo de sal não interfere no aparecimento das depressões. Um passo importantíssimo para tratar a celulite é reduzir o consumo de sódio, causador de retenção hídrica, que pode agravar o quadro. Portanto, é aconselhável diminuir o consumo de sal, enlatados, alimentos em conservas, embutidos e alimentos industrializados. Troque o sal comum pelo sal light, que tem 50% menos sódio em sua composição, é outra alternativa. Na hora de preparar os alimentos, devem-se preferir temperos naturais, como orégano, salsa, cebolinha, manjericão e açafrão que, além de mais sabor, possuem também antioxidantes.

VERDADE: Os tratamentos estéticos têm resultados potencializados se combinados com exercícios físicos aeróbicos. Dra. Silvânia Terra, médica da Joviale, detalha: "Os exercícios aumentam o fluxo sanguíneo nos tecidos, melhoram a oxigenação. Por isso, os resultados do tratamentos estéticos e o uso de cremes cosméticos são muito melhores."

MITO: Não adianta fazer esfoliação. Dra. Diana Aranha explica que é exatamente o contrário: adianta sim. Para que os cremes de tratamento tenham melhor penetração e efeito, a pele deve ser preparada para recebê-los. Portanto, usar uma bucha vegetal no banho e fazer uma esfoliação uma vez por semana ajuda a reduzir a celulite.

Grande abraço,
Clínica Joviale

Nenhum comentário:

Postar um comentário